Pequenas empresas ganham mais espaço no Brasil



Apesar do aumento no número de startups,

é necessário bastante estudo antes de abrir um empreendimento, principalmente no que diz respeito aos negócios de impacto

De acordo com um estudo feito pelo Sebrae, as micro e pequenas empresas geraram sete a cada dez empregos em julho deste ano. Mais de 1,1 milhão de novos postos foram criados pelos pequenos negócios, sendo que todos os setores apresentaram saldo positivo. Com isso, o investimento em startups também aumentou. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, 35,2% delas receberam investimento em 2021, enquanto 44,3% possuíam rodada de investimento aberta.

De uma perspectiva mais afunilada para os negócios de impacto, os dados se tornam ainda mais interessantes. Segundo um mapeamento feito pelo Pipe.Labo e divulgado em 2021, 1300 empresas brasileiras se declararam como empreendimentos do tipo. Isso representa um aumento de 29,7% em relação ao levantamento feito em 2019, o que de certa forma é inesperado para um período como a pandemia. No ano de 2020, os investimentos em negócios de impacto somaram pelo menos R$ 1 bilhão, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Aspen Networks Development Entrepreneurs.

No entanto, abrir um iniciar um empreendimento de impacto não é algo tão simples. Para Deise Nicoletto, CEO do Impact Hub Brasília, existem diversos fatores que, ao abrir uma empresa, exigem ainda mais atenção quando se trata de um olhar voltado ao cuidado socioambiental. “É necessário muito estudo antes de começar a empreender, tanto sobre burocracias e legislações quanto sobre os riscos no negócio. No entanto, para uma startup de impacto, outros estudos são necessários além da análise de mercado, viabilidade econômica, planejamento estratégico, gestão de rotinas, entre outros”, explica.

A boa notícia é que já existem recursos para auxiliar aqueles que desejam iniciar um empreendimento de impacto. O próprio Impact Hub Brasília, por exemplo, possui serviços de consultoria e mentoria para empresas do ramo. Além disso, eles podem auxiliar na abertura de um CNPJ e registro do endereço fiscal. Outra opção para aqueles que necessitam de um espaço físico são os planos de coworking, que oferecem diferentes possibilidades para trabalhar.

Portanto, apesar do cenário positivo para os pequenos empreendimentos no Brasil nos últimos anos, é necessário que haja uma boa estrutura e organização para iniciar uma empresa. Buscar ajuda externa é uma ótima forma de se preparar para os desafios que a abertura de um negócio possui e alinhar os objetivos do empreendimento com as ações a serem tomadas.

Sobre o Impact Hub Brasília - O Impact Hub Brasília faz parte de uma rede global de espaços colaborativos, comunidades empreendedoras e programas que inspiram, conectam e escalam negócios de impacto. Conecta pessoas, marcas e empresas a causas de impacto que ajudam a transformar o Brasil e o mundo através de metodologias de inovação e desenvolvimento de negócios. Os espaços inovadores dos Impact Hubs dão suporte aos programas, ao ecossistema de impacto e geram conexões entre as pessoas, iniciativas e projetos.

SERVIÇO:

Impact Hub Brasília

Site: http://brasilia.impacthub.net/

End.: SGAN 601, Lote H, Edifício Íon, Ala Amarela, sala 54 a 60 - Brasília-DF

Tel.: (61) 3550-8779

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Brasil lança Guia Internacional de Tendência de Cores se destacando como referência mundial no setor de plásticos transformados no World Plastic Connection Summit 2022 Segunda edição do evento realiza

blog moda e gestão.png

Relacionamentos. Ações. Resultados.