top of page

Moda brasileira no exterior: conheça marcas de moda do Brasil que vestem o mundo com apoio da ApexBr


Podcast apresenta projetos setoriais da ApexBrasil que promovem marcas brasileiras de moda mundo afora. O episódio conta a história de duas empresas que, com o apoio da Agência, já expuseram em Nova York, Paris, Milão e Berlim e exportam seus produtos para diversos países


Quando você pensa na moda brasileira, certamente lhe vem à cabeça uma mistura de cores, texturas, estampas e possibilidades, não é mesmo?


Pois é assim que a nossa moda é reconhecida pelo mundo: pela sua pluralidade! Mas não só por isso, pois o tema da sustentabilidade, que envolve o uso de materiais naturais, recicláveis, bem como mão de obra artesanal, aliados ao design, também caracterizam a moda do Brasil que cada vez mais compõe o look dos estrangeiros. Muito desse sucesso é fruto do apoio de dois projetos setoriais da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o TexBrasil e o Fashion Label Brasil, mantidos em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e com a Associação Brasileira dos Estilistas (Abest), respectivamente. Neste episódio, o podcast da ApexBrasil, na série “Histórias de Sucesso”, explica como funcionam esses projetos e conta o caso de duas empresas que, com esse apoio, hoje vestem o mundo com suas peças e acessórios.

A empresa cearense Catarina Mina é uma das 400 marcas autorais que já recebeu apoio do projeto Fashion Label Brasil, criado há mais de 17 anos em parceria com a Abest. A marca, especializada em crochê, começou em 2005 com mão de obra de costureiras e artesãs da região que hoje trabalham de casa, mas têm a garantia da renda mensal. A fundadora e designer da marca, Celina Hissa, conta que, com o apoio do projeto, hoje já exporta para 17 países e segue participando de feiras internacionais em Berlim, Nova York e Milão. O Fashion Label Brasil foca no design de moda e trabalha com produtos variados, abrangendo vestuários, calçados e acessórios, mas apenas de marcas autorais, como o caso da Catarina Mina. Ou seja, um projeto que amplia as possibilidades de micro e pequenas empresas conquistarem novos mercados.


Já o projeto TexBrasil, realizado em parceria com a Abest, tem como foco toda a cadeia de confecção, incluindo têxteis, tecidos técnicos e não-tecidos, vestuário e produtos de cama, mesa e banho. O projeto já atua há 22 anos, participou de mais de 450 edições de feiras internacionais, apoiou cerca de 1,6 mil marcas na trilha da exportação e já movimentou mais de US$ 9 bilhões em negócios. Por meio do TexBrasil, a marca de Pernambuco, Marie Mercié, foi a única nordestina a participar da feira Who´s Next, em Paris, em 2022. A fundadora da empresa, Mércia Moura, conta que lá fechou negócios com varejistas de Israel, ArábiaSaudita, Grécia, Itália, França, Reino Unido e Estados Unidos, e afirma que esses resultados não seriam possíveis sem o apoio da ApexBrasil. Hoje ela já exporta diretamente para 6 países e segue participando de feiras e desfiles internacionais.

Além do sucesso com as camisas femininas, conhecidas por conjugar modelagens clássicas com rendas e bordados regionais, a Marie Mercié é também reconhecida pela sua história, que já tem 35 anos e envolve empoderamento feminino e o desenvolvimento socioeconômico da zona da mata norte de Pernambuco, no distrito de Itambé, onde surgiu, em 1985.


Convênios renovados

Ambos os projetos são renovados a cada dois anos e, recentemente, em julho de 2022, A ApexBrasil assinou novamente convênio com as duas entidades parceiras para mais dois anos de trabalho conjunto, promovendo internacionalmente a moda brasileira. Segundo a analista da Gerência de Indústria e Serviços e também gestora dos projetos setoriais de moda da ApexBrasil, Mariele Laís Christ, o TexBrasil e o Fashion Label Brasil são projetos que apresentam resultados significativos e que posicionam a moda brasileira no mundo. “Por meio da participação em iniciativas de promoção comercial, como feiras e showrooms internacionais, missões comerciais e rodadas de negócio, em desfiles internacionais e também com o desenvolvimento de campanhas de marketing e branding setorial, esses projetos expandem os horizontes da moda brasileira pelo mundo. Além disso, eles também capacitam as marcas para iniciarem as suas exportações ou exportarem cada vez mais”, afirma Mariele no episódio do podcast.

Para as empreendedoras Mércia Moura e Celina Hissa, por meio desses projetos, a moda brasileira está revelando cada vez mais o seu potencial sustentável e criativo, além do impacto social positivo para o mundo.


ApexCast “Histórias de Sucesso”

A cada mês, a série “Histórias de Sucesso” do ApexCast apresenta casos de empreendedores, projetos e negócios que conquistaram espaço no mercado internacional com suporte de programas e projetos da ApexBrasil. Para ouvir na íntegra este que fala sobre moda e os outros episódios, acesse as plataformas a seguir:

Portal ApexBrasil: https://portal.apexbrasil.com.br/apexcast/

Spotify: https://click.apexbrasil.us/ApexCastsp

Apple Podcasts: https://click.apexbrasil.us/ApexCastapp

Google Podcasts: https://click.apexbrasil.us/ApexCastgpd

ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.


6 visualizações0 comentário
blog moda e gestão.png

Relacionamentos. Ações. Resultados.

bottom of page