top of page

Guia Internacional de Tendências de Cores (Color Trend)

Brasil lança Guia Internacional de Tendência de Cores se destacando como referência mundial no setor de plásticos transformados no World Plastic Connection Summit 2022


Segunda edição do evento realizado pelo Think Plastic Brazil, criado pelo INP e pela ApexBrasil, reúne players mundiais em São Paulo. Setor brasileiro está em ascensão e já gerou US$ 340,8 milhões em exportações

O Guia Internacional de Tendências de Cores (Color Trend) que orientará as tendências de cores dos produtos em 2023, assinado pelo designer Alexandre Herchcovitch, foi lançado nesta terça-feira (8) na segunda edição do mais importante encontro internacional do setor brasileiro de plásticos transformados, o World Plastic Connection Summit. O evento é realizado pelo Think Plastic Brazil, portfólio de soluções que apoiam o setor de produtos transformados plásticos no processo de internacionalização, criado pelo INP, Instituto Nacional do Plástico, em parceria com a ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em São Paulo. O guia Color Trend 2023 atende aos profissionais da indústria no Brasil e no mundo, apresentando as novas cores que direcionarão os lançamentos do setor nos próximos dois anos. O material será disponibilizado para toda a cadeia do setor e apresentado nas principais feiras e encontros internacionais que o Think Plastic Brazil participa. Durante o evento também foi lançado o Yearbook 2022, material que apresenta o registro dos principais resultados, estratégias e conquistas do setor de plásticos transformados do Brasil ao longo de 2022.

O World Plastic Connection Summit aconteceu de segunda-feira (7) e encerrou-se na quinta-feira (10). Seu foco é promover a união da cadeia, troca de experiências, lançamento de tendências, realização de negócios e network. O evento é uma das principais ações do projeto setorial Think Plastic Brazilque atua nas verticais agrobusiness, brinquedos, construção civil, embalagens, insumos e utilidades domésticas. Participaram do evento 30 importadores e jornalistas de diversos países, além de 130 empresas associadas ao projeto setorial, em formato híbrido.

“Em dois dias de seminário (7 e 8 de novembro), tivemos 14 apresentações, acompanhadas por 4 jornalistas de três países (Argentina, México e Reino Unido). Foram registrados mais de 14 mil acessos de 67 países, comprovando a força e o pioneirismo do evento” disse Carlos Moreira, gestor do Think Plastic Brazil.

“Trata-se de uma oportunidade única de conhecer as tecnologias inovadoras de vanguarda e novos modelos de negócio eficientes e sustentáveis. O Brasil está alinhado com as tendências globais promovendo novas práticas que também inspiram o mundo e essa troca é fundamental para o desenvolvimento do setor”, afirmou o Coordenador de de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Paulo Silva, durante a abertura do encontro.

Cores da natureza

Herchcovitch destacou que as cores são tão importantes quanto a forma e a função no design de qualquer objeto. Por isso, segundo ele, guiar essa tendência de cores é fundamental e traz para o Brasil um importante reconhecimento como colorista. Em função da temática ambiental em voga em todo o mundo, o artista relatou que se inspirou nas cores da natureza para criar as tendências apresentadas no livro, tendo em vista que o plástico é um material que permite replicar qualquer cor natural e suas misturas.

“O plástico tem a grande vantagem de ser democrático e aceitar qualquer forma e qualquer cor, por isso é um material que permite a inovação”, afirmou. Das tendências apontadas no livro, o estilista ressaltou as cores metalizadas nos tons de verde, ouro e prata, e as que chamou de “Recycle Marble” (reciclagem do mármore) e “Wooden Blocks” (blocos de madeira), inspiradas nos diferentes tons e misturas do mármore natural e nos diferentes tons da madeira. Destacou também o que chamou de “Color Construction” (construção de cores), que usa as cores fluorescentes que só o plástico consegue absorver. Segundo ele, a mistura de todas essas tendências é também uma possibilidade na ousadia inovadora que o mundo vem pedindo.

De acordo com Carlos Moreira, a segunda edição do World Plastic Connection Summit e do lançamento de mais um Color Trend posiciona o Brasil como referência mundial. “É o Brasil ditando tendências para o mundo com base no desenvolvimento do setor que está crescendo, é criativo e inovador. Estamos entrando no calendário dos principais players mundiais do setor e vamos marcar nossa presença no mundo”, afirmou

Números crescentes

O Yearbook 2022 traz todos os números do setor que apresentaram crescimento entre setembro de 2021 e 2022. O Think Plastic Brasil teve um aumento de 14,1% no número de empresas associadas e hoje apoia 170 empresas das verticais de agrobusiness, brinquedos, construção civil, embalagens e utilidades domésticas. O número de empresas apoiadas pelo projeto que passaram a exportar também aumentou 19%. Já a quantidade exportada em toneladas apresentou um aumento de 11,1%, somando 120 mil. O valor gerado com essas exportações resultou no crescimento significativo de 66%, somando US$ 340,8 milhões até agora.

Os principais destinos de exportação do setor são países da América Latina, como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Estados Unidos também está na lista dos cinco principais e compõe a lista dos 90 destinos de exportação do setor brasileiro de plásticos transformados. Segundo Moreira, a meta do setor é alcançar novos mercados como África, Oriente Médio e Oceania, além de manter o crescimento exponencial. “O World Plastic Connect Summit, o Yearbook e o ColorTrend são nossas ferramentas de promoção do que temos para oferecer para o mundo. Ao aumentar nossa competitividade, conquistaremos novos mercados”.

Premiações

Outro destaque da programação do evento foi a segunda edição do World Plastic Connection International Award, que neste ano acrescentou novas categorias. Ao todo foram 99 premiações entre 1º, 2º e 3º lugares entre as 45 empresas associadas que se inscreveram para concorrer. Foram premiados os melhores cases internacionais, os melhores cases de produtos e embalagens sustentáveis, as que mais evoluíram em nível de maturidade exportadora, as que promoveram maiores investimentos em promoção internacional comercial e de imagem e as empresas que mais investiram em certificações nacionais e internacionais.

Inovação, Sustentabilidade e Design como diferenciais

O tema central do World Plastic Connection Summit 2022 foi Inovação, Sustentabilidade e Design como diferenciais globais do setor brasileiro. Os dois primeiros dias da programação foram dedicados ao tema e, para abordá-lo, foram convidados diversos atores e especialistas brasileiros e internacionais da área de design, química, embalagens, reciclagem, arte, tecnologia e inovação para palestrar sobre suas áreas de atuação e compartilhar tendências e experiências.

A analista de tendências em design e professora do Instituto de Design da Finlândia, Susanna Björklund, abordou o desafio atual do design de englobar, além da forma e função, a estética e a sustentabilidade que envolve matéria-prima, qualidade do produto e potencial reciclável. Ela destacou também a importância da comunicação da empresa para a valorização e avaliação do consumidor que está cada vez mais exigente.

Outra palestra foi apresentada pela designer e fundadora do projeto Guiltless Plastic, Rossana Orlando, junto com sua filha, a também designer Nicoletta Brugnoni, diretamente da Itália. O projeto parte da convicção de que o plástico não é culpado, mas o seu abuso e uso indevido, no entanto, criou uma das questões ambientais mais urgentes que assolam o Planeta Terra hoje. O projeto, portanto, convida a comunidade criativa internacional a explorar uma nova filosofia de design e produção usando materiais inovadores que derivam da reciclagem.

Ainda na programação, as duas empresas patrocinadoras do evento, Braskem e Valgroup, apresentaram os temas da economia circular e inovação para reciclagem, respectivamente.

Durante as rodadas de negócios foram realizadas clínicas de atendimentos onde a ApexBrasil enviou colaboradores que realizaram atendimentos presenciais apresentando alguns dos serviços fornecidos pela Agência como PEIEX, Programa Design Export e Inteligência de Mercado.

Por fim, foi feito o lançamento do World Plastic Connection Summit 2023, que ocorrerá entre os dias 21 a 24 de agosto do próximo ano. Mais informações disponíveis no site thinkplasticbrazil.com.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
blog moda e gestão.png

Relacionamentos. Ações. Resultados.

bottom of page